O dia dos trabalhadores.
Em todo o mundo o hino dos trabalhadores é "A Internacional".
Conforme explica Carlos Loures no blog Estrolabio, tem havido, isso sim, uma apropriação indevida do hino por parte dos partidos comunistas e de partidos socialistas que, inclusive, se arrogam o direito de alterar a letra original de modo a que ela se ajuste às sua linhas ideológicas.
A letra de A Internacional foi escrita em francês por Eugène Pottier (1816-1887) em 1871. Pottier fora um dos comunnards e concebeu o poema como uma homenagem aos que se bateram pelo ideais da Comuna de 1870.
Em 1888, Pierre De Geyter (1848-1932) musicou o poema de Pottier. Nascera A Internacional. De registar que o operário francês Pottier e o operário belga De Geyter, que nunca se conheceram, eram ambos anarquistas.
Em 1896 realizou-se em Lille o Congresso do Partido Operário Francês a que assistiram delegados de todo o mundo. Foi a partir desse congresso em que o hino foi cantado, que a música se universalizou e foram escritas versões em quase todos os idiomas.
O autor da letra em português foi o anarco-sindicalista Neno Vasco (1878-1923), um escritor, jornalista e advogado português que viveu no Brasil e teve actividade política em ambos os países.
3 bitaite(s):
Quando não é o meu agradado espanto, que hoje vejo referência ao Blog Estrolabio e a Carlos Loures, pois sim, Carlos Loures é amigo do meu pai e o meu pai tem tido participação muito activa no Blog.Isto só nos diz que quando um blog começa nunca sabe aonde vai parar e o céu é o limite!!!!
Betboo
looool
ora ora, o mundo é pequenino como uma bola de sabão
Enviar um comentário