Katie Holmes deu entrada, em Nova Iorque, dos documentos para pedido de divórcio de Tom Cruise, com quem é casada há quase 6 anos.
A notícia foi confirmada pelo advogado da actriz, Jonathan Wolfe, à revista People: “É um assunto pessoal e da vida privada de Katie e da
sua família. O mais importante para ela é, tal como sempre foi, o
bem-estar da sua filha”.
Já o representante de Tom Cruise esclareceu que a decisão foi da actriz,
de 33 anos. “A Katie pediu o divórcio, o que deixou o Tom profundamente
triste. Ele agora vai dedicar-se aos seus três filhos. Por favor,
respeitem a sua vida privada”, disse.
O casal de actores assumiu a relação em abril de 2005 e, um mês e meio
depois, o actor pediu a então namorada em casamento, na Torre Eiffel, de
forma muito romântica. Em outubro desse mesmo ano foi anunciada a
chegada de Suri, primeira filha em comum, cujo nascimento aconteceu a 18
de abril de 2006. A 18 de novembro, Katie e Tom oficializaram a sua
relação numa cerimónia marcada pelas regras da Cientologia, num castelo em Itália, perante o
olhar atento de convidados famosos como Jennifer Lopez, Victoria Becham,
Marc Anthony e Jim Carrey, entre muitos outros.
A religião de Tom
Cruise, a Cientologia, teria sido o principal motivo da actriz Katie
Holmes ter se separado do actor, explica o site TMZ. O fanatismo de Tom teria preocupado
Katie, que nunca foi muito ligada à religião. Suri chegou à idade (6 anos) em que a religião do pai teria um papel cada vez mais importante na sua vida e Katie temia que o marido submetesse a filha aos costumes da Cientologia. Ainda que Katie deseje que Tom tenha grande importância e faça parte da vida da filha, pediu para ser a única com responsabilidade parental.
Os cientologistas tratam as crianças como adultos, "indivíduos independentes capazes de tomar as suas próprias decisões". Para Suri isto poderia significar jantar à uma da manhã enquanto ainda usasse chupeta, o que deixava os pais de Katie realmente incomodados. Tanto eles como Katie temem que Suri não tenha direito a viver a sua infância, como qualquer outra criança.
Em setembro passado Suri começou a frequentar a "New Village Leadership Academy", escola de Cientologia, fundada por Will Smith e a sua mulher, Jada. Nesta escola não existem actividades pré-escolares ditas "normais" mas sim a introdução à religião, sem perda de tempo. Em vez de inglês ou matemática as crianças aprendem a verem-se livres de memórias passadas para mais facilmente poderem aprender e compreender os princípios da religião. A escola privilegia também as refeições com baixo teor de hidratos de carbono e chega a incentivar o jejum para acelerar a chegada à "revelação", ou seja, todos descendemos de extraterrestres. Para isso as crianças dedicam também bastante tempo à robótica, aprendendo a construir e interagir com robots.
Os cientologistas tratam as crianças como adultos, "indivíduos independentes capazes de tomar as suas próprias decisões". Para Suri isto poderia significar jantar à uma da manhã enquanto ainda usasse chupeta, o que deixava os pais de Katie realmente incomodados. Tanto eles como Katie temem que Suri não tenha direito a viver a sua infância, como qualquer outra criança.
Possivelmente Tom Cruise pagará a Katie uma quantia superior a 15 milhões de dólares, conforme ficou combinado no acordo pré-nupcial do casal. Segundo esse acordo Katie teria direito a 3 milhões de dólares por cada ano que passasse com Tom. Se o casamento durasse 11 anos ou mais as propriedades seriam igualmente divididas pelos dois, já que a maior parte dos bens imóveis são pertença de Tom Cruise.
Segundo uma fonte próxima da actriz, Katie não pretende discutir mais do que a custódia de Suri, aceitando integralmente o definido no acordo pré-nupcial. Provavelmente só manterá a residência de Montecito.
Poderá ainda pedir uma pensão, avultada caso queira manter o estilo de vida de Suri. Neste momento a menina dispõe de uma grande quantia em dinheiro para ter as suas amas, actividades, roupas e até cabeleireiro, entre várias outras mordomias.
Este é o primeiro divórcio de Katie Holmes e o terceiro de Tom Cruise,
que já tinha sido casado com Mimi Rogers e com Nicole Kidman. Com esta
última adoptou duas crianças, Isabella e Connor, agora com 19 e 17 anos,
respectivamente.