domingo, 12 de agosto de 2012

jogos olímpicos 2012 ~ o dia do encerramento

RTP 1
21h00

A rainha Elizabeth II, que protagonizou um dos pontos altos da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos ao lado do espião James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig, não assistirá à festa de encerramento.

A organização dos Jogos Olímpicos Londres 2012 mantém em segredo absoluto os pormenores, mas os rumores sobre as “estrelas” britânicas que vão actuar no espectáculo estão a aumentar.

Por agora, a organização só avançou que o evento, a decorrer no Estádio Olímpico de Stratford a partir das 21:00 locais (mesma hora de Lisboa), será um grande espectáculo musical intitulado “Uma sinfonia de música britânica”.

O espectáculo, que será presenciado no estádio por 80 mil pessoas, pretende prestar uma homenagem às melhores bandas e canções produzidas nos últimos 50 anos no Reino Unido, país onde a música é uma das maiores referências culturais.

O coreógrafo Kim Gavin será o director artístico do evento e terá a difícil missão de igualar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, conduzida pelo realizador britânico Danny Boyle. Uma vez que a fasquia está muito alta, a cerimónia de encerramento terá de ser “bonita, atrevida e emocionante”, afirmou à comunicação social o director musical do espectáculo, David Arnold.

Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, David Arnold disse ainda que a cerimónia vai ser “a maior ‘after-party' no mundo”. “Queremos manter tudo em segredo, como aconteceu com a cerimónia de abertura. Existem rumores, especialmente durante as últimas 48 horas”, indicou um porta-voz do Comité Organizador. 

Alguns dos rumores foram avançados pelos próprios artistas, como foi o caso de George Michael que indicou no Twitter que estava a “ensaiar como um louco para a cerimónia de encerramento”. “Obviamente, estou um pouco nervoso (…) não actuo há quase um ano, mas os ensaios de som foram geniais”, escreveu o ex-Wham, de 49 anos, que no ano passado sofreu uma grave pneumonia.

Também o grupo Muse, em declarações à revista especializada em música NME, deu a entender que iria participar num grande evento com mais de duas horas e com uma audiência televisiva de cerca de 900 milhões de pessoas.

Jessie J, a evocação de Freddie Mercury, Rolling Stones, The Who, Madness, Take That, Pink Floyd, Elton John e as extintas Spice Girls são outros dos nomes avançados.

Segundo os "media" britânicos, o diretor artístico Kim Gavin inspirou-se nos lugares mais emblemáticos de Londres, como o relógio Big Ben, o Parlamento de Westminster ou a Torre de Londres. Na cerimónia vão participar cerca de 3.500 voluntários adultos e 380 crianças de seis bairros da zona leste da capital britânica, onde está localizada a Vila Olímpica, bem como artistas de circo.

Como é tradição olímpica, os atletas vão entrar todos juntos no recinto, transmitido a mensagem de “uma única nação”, marcada pela amizade e pela cooperação internacional. 

Serão exibidas três bandeiras: da Grécia, por ser o país onde nasceram os Jogos, do Reino Unido, o anfitrião da edição 2012, e do Brasil, o próximo destino da competição, em 2016.

@ bbc news

0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas