sábado, 23 de junho de 2012

s. joão, s. joão, s. joão, dá cá um balão

... e também um manjerico e um martelinho e tudo a que temos direito numa noite de S. João.

RTP 1
das 21h15 até às 00h15

Com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, haverá muita alegria e música na companhia de Roberto Leal, Marcus, Bandalusa, Clemente, Leandro e Banda G, entre muitos outros.

Ao longo do programa vamos conhecer a forma como portugueses e estrangeiros vivem a festa do S. João e vamos falar dos seus ícones, (os manjericos, os martelinhos, as sardinhas, as cascatas), agora recriados por jovens designers num Porto contemporâneo mas que nunca esquece a tradição.

O Hélder Reis vai estar nos bairros mais populares dos festejos de S. João, em Miragaia e em toda a zona ribeirinha de onde fará várias intervenções no decorrer desta noite de festa.






Não perca aqui uma viagem pelos 600 anos de história do S. João, guiada por Germano Silva, jornalista e historiador do Porto que tem por missão pôr-nos, a todos, a amar esta cidade.

O S. João tripeiro é uma grande manifestação de massas, eminentemente festiva, de puro cariz popular e que dura toda uma noite, com uma cidade inteira na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo.

Nas ruas os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada, aliás, é com uma boa sardinhada e um bom caldo verde que começa a farra!


Fazer subir balões confeccionados com papéis de várias cores que passeiam no ar como sóis iluminados sob o impulso do fumo e o calor de uma chama que consome uma mecha de petróleo ou resina.


É este cheiro a gente, a manjerico e erva cidreira, é esta poesia popular impregnada do espírito folião do povo que enche Junho no Porto e se expande do coração da gente, sobe ao ar como um fogo de artifício que ilumina a noitada.


Tudo começa na Ribeira, mas depois do Fogo de Artifício, todos os anos à meia-noite em ponto, a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.



As rusgas de São João espalham-se de bairro em bairro, de freguesia em freguesia. 

Nas ruas mais centrais que, nessa noite, até ao nascer do sol, registam invulgares enchentes de povo, aparecem à venda as ervas santas e plantas aromáticas com evidente predominância do manjerico, a planta símbolo por excelência desta festa; o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira.

A festa de São João dá inicio às festas do Verão, daí as fogueiras e todas as "loucuras" da noite deste santo popular.

Para espantar o cansaço vai-se parando nos bailaricos de bairro, salta-se a fogueira e pára-se nas tasquinhas que se espalham pela cidade! 

E no Porto a festa tem como ponto de honra as Cascatas S. Joaninas (colocar a imagem do Santo num altar com o seu inseparável carneirinho e um sem fim de elementos que simbolizam o arraial) e que servem de disputa entre freguesias e bairros num concursos de beleza e homenagem

Manda a tradição que a festa culmine com um banho de mar na Foz e que nas praias se aguarde o nascer do sol, antes de voltar a casa.

No dia do padroeiro o manjar tradicional é o anho ou cabrito assado com batatas assadas e arroz de forno.
resumido e adaptado de várias fontes e @ porto XXI


Este ano de 2012, a Câmara do Porto organizou, para a tarde do dia 23, o desfile Ranchos em Arruada. A partir das 15h, vários ranchos folclóricos vão desfilar a partir de diferentes praças (Carlos Alberto, Cordoaria, Ribeira, D. João I, Batalha e Poveiros) até à Avenida dos Aliados, marcando o arranque das danças e cantares que se prolongarão pela noite.

Nos Aliados, há baile logo a partir das 22h30 (mantendo-se os bailes tradicionais organizados pelas freguesias), mas é depois do fogo-de-artifício conjunto com a Câmara de Gaia, sobre o rio Douro, que a noite promete aquecer.

Na placa central da avenida será montado um palco, com dois sistemas de som dirigidos em sentidos opostos. Um vai soltar as típicas músicas de baile o outro terá rock e música electrónica. Confusão de sons neste Arraial Minimal? Logo se vê. 

Prometido está que a zona do arraial será animada por Fernando Alvim e que Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, será um dos DJ do lado minimal (o da música electrónica).


No dia 24 há ainda a tradicional regata de barcos rabelo e o concerto de S. João, no Palácio de Cristal.

As Rusgas de S. João, associadas ao evento Siga a Rusga, desenvolvido por quatro companhias de teatro, estão marcadas para o dia 30.

As festas fecham com a competição de vela Extreme Sailing Series 2012, de 5 a 8 de Julho. Foram-se os aviões da Red Bull Air Race, entram os "fórmula 1 da vela".

As marginais do Porto e Vila Nova de Gaia recebem, pela primeira vez, este ano, uma das oito etapas do Extreme Sailing Series, uma corrida que recebe "a elite de skippers e tripulações olímpicas e veteranas da Taça América nas primeiras regatas em estilo stadium races", explica a promoção do evento.

informação importante: 
  • o Metro do Porto não para durante toda a noite de S. João
  • os motoristas da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vão fazer greve na véspera e no dia de S. João (sábado e domingo)
@ porto turismo

Os festejos de S. João adaptaram-se aos novos tempos e oferecem também alternativas, principalmente para os mais jovens. Estes procuram, muitas vezes, festas em lugares fechados com características mais ao encontro dos seus gostos. Para encontrar um S. João alternativo consulte o oportocool.

 (este post é dedicado a todos os tripeiros que se encontram espalhados pelos 4 cantos do mundo, longe dos festejos e com muitas saudades desta noite única)

documentário travel channel

0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas