terça-feira, 3 de julho de 2012

as mulheres de hollande

François Hollande, o agora 24ª presidente de França, prometeu, durante a sua campanha, que as mulheres teriam direitos iguais.

Tão depressa o disse como rapidamente o cumpriu. O seu governo tem 34 ministros, 17 dos quais são mulheres.

Paridade, renovação, juventude, diversidade das origens e pastas como as do Êxito Educativo ou do Diálogo Social, revelam que François Hollande assumiu os compromissos da sua campanha.

A porta-voz de Hollande tem ainda um triplo simbolismo: para além de ser mulher é o mais jovem membro do governo e tem origem africana. Ela faz questão de afirmar que quer ser reconhecida pela sua legitimidade política e não pelo seu simbolismo.

as mulheres ministras de hollande
Esta será também a primeira vez na história que um presidente francês assumirá o posto sem ser casado oficialmente. Mas a situação, que pode gerar entraves diplomáticos em visitas de Hollande a países mulçumanos ou ao Vaticano - que possuem regras mais duras em relação ao casamento -, não é uma preocupação para a nova primeira-dama e também não tem sido vista como um problema pelos franceses.

O que tem causado abundância de comentários na imprensa é o vestuário das ministras. Jovens, modernas e descontraídas não hesitam em usar uma mini saia ou uma abertura mais reveladora. Não há dúvida - este é um governo verdadeiramente renovado.

fleur pellerin
aurelie filippetti

najat vallaud-belkacem, a porta-voz de hollande

0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas