sexta-feira, 27 de julho de 2012

jogos olímpicos ~ londres 2012 ~ cerimónia de abertura

O espectáculo vai destacar a Revolução Industrial em Inglaterra e é inspirado na peça "A Tempestade" de William Shakespeare. O tema é "Ilhas das Maravilhas".

Embora alguns pormenores tenham sido revelados sobre o espectáculo preparado por Danny Boyle (realizador do Quem Quer Ser Bilionário?) para a cerimónia de abertura, a palavra de ordem para os milhares de participantes e figurantes tem sido a de manter segredo.


Sabe-se que o Estádio Olímpico será transformado numa paisagem campestre britânica para a cerimónia de abertura, incluindo prados, rios, vacas, cabras e galinhas... segundo diz o realizador para "capturar uma imagem de nós como nação, de onde viemos e para onde queremos ir".

Com um custo estimado em 27 milhões de libras (35 milhões de euros), o evento conta com um número de dança protagonizado por enfermeiros e médicos do serviço nacional de saúde num cenário com vacas e ovelhas vivas.

O pico da noite será quando a chama olímpica, através de uma personalidade cuja identidade está mantida em sigilo, acender a pira olímpica, que simbolicamente marcará o início dos Jogos Olímpicos Londres2012.

Mesmo que a abertura só seja à noite, tudo começou pela manhã com os britânicos a serem convidados a tocarem campainhas e sinos por todo o País para acordar o entusiasmo olímpico...

relacionado: imagens e vídeos da cerimónia

A delegação portuguesa, com Telma Monteiro como porta-estandarte, estará representada na cerimónia desta noite por 30 atletas. Dos 41 que já se encontram na capital britânica, alguns iniciam a competição amanhã de manhã e optaram, por não marcar presença na cerimónia.

A judoca portuguesa publicou no seu facebook, 4ª feira passada, uma mensagem de despedida, agradecimento, mas também de incentivo aos portugueses:

Malas feitas, amanhã viajo para Londres. Dia 27 será a Cerimónia de Abertura e dia 30 será a minha com

petição. São anos de trabalho para um dia em que tudo fica decidido. Tantas variantes que não podemos controlar. Mas prometo dar o meu melhor e lutar sempre acreditando em passar a próxima fase.
Estou tranquila nesta minha jornada, orgulhosa de todo o meu trajecto até aqui. Estes últimos anos foram fantásticos, todo o caminho é por si só uma enorme vitória.
Parto com sonhos, ilusões próprias de quem trabalhou imenso.
Vou competir com garra, coragem, audácia e vou combater com a raça que caracteriza os Portugueses. Vou acreditar até ao fim!
Como sempre, seja qual for o resultado final, conto com o vosso apoio.

Obrigada mais uma vez, à minha familia, amigos, colegas de treino, ao meu treinador Rui Rosa, ao meu falecido treinador António Matias, sei que estará lá de alguma forma. Ao meu
clube Sport Lisboa e Benfica à Federação Portuguesa de Judo e a todos vocês que têm acompanhado a minha carreira e me têm apoiado tanto.

Acompanhem as provas através do canal da RTP dedicado aos Jogos Olímpicos!

VAMOS PORTUGAL!

Quem estará presente na abertura dos Jogos é o Presidente da República, Cavaco Silva, bem como o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, em representação do Governo.

O chefe de Estado chega a Londres ao início da tarde a tempo de participar na recepção (17h00) da Rainha Isabel II, no Palácio de Buckingham, aos chefes de Estado e de Governo presentes em Inglaterra. O presidente e a mulher, Maria Cavaco Silva, almoçam amanhã com a delegação portuguesa na aldeia olímpica.

Amanhã (sábado) entram em acção os primeiros portugueses.
O nadador Diogo Carvalho tem a honra de ser o primeiro atleta nacional a entrar em acção, a par do ciclismo, uma vez que compete às 10h00, nas eliminatórias dos 400 metros livres. 

calendário dos atletas portugueses (imagem SOL)


atletas portugueses presentes nos jogos olímpicos (imagem SOL)


0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas