quarta-feira, 25 de julho de 2012

cristiano ronaldo não está a gostar da falta de privacidade da sua casa no gerês

O craque português estará porventura (ainda) a descobrir que para ele e para a sua família será muito difícil manter a privacidade desejada. 

Multiplicam-se as fotografias de momentos da sua tão esperada tranquilidade no retiro idealizado na barragem da Caniçada. 

A propósito da "invasão" Cristiano já fez questão de se pronunciar, na sua página oficial do facebook:

«O jornal Correio da Manhã publica, na sua edição de hoje, de 24 de Julho de 2012, um artigo com amplo destaque de capa, no qual se refere, através de imagens e textos, às férias que estou a passar, com a minha família, no Gerês.
Descreve o mesmo jornal o que supostamente faço e não faço em férias e, mais grave que isso, publica fotografias do interior da minha propriedade - onde surjo eu próprio, o meu filho e a minha mãe - captadas do exterior, de forma oculta e disfarçada.
Há limites para o que é admissível. Há limites para o abuso. Há limites para o desrespeito pela vida íntima e privada das pessoas.
O jornal “Correio da manhã”, do grupo COFINA, passou hoje, de novo, todos esses limites e demonstrou, uma vez mais, de forma vergonhosa, o desrespeito total pela minha vida privada e da minha família, violando a lei e a ética do jornalismo.
Por esse motivo, informo que pedi aos meus advogados para agirem judicialmente contra os responsáveis do “Correio da Manhã” – esperando que os tribunais os condenem de forma exemplar - bem como contra aqueles que, reproduzindo as mesmas fotos, optem por, da mesma forma, invadir a privacidade da minha vida familiar».

O problema, Ronaldo, é que o Correio da Manhã não será o único. As imagens são reproduzidas inclusive em sites de fãs mais ou menos oficiais, em blogues locais só porque estão orgulhosos da sua proximidade, algumas aparecem no twitter das manas e por aí fora. Assim o determinará a sua fama, o carinho dos admiradores e a curiosidade do mais comum dos mortais.

Muitos dos bloguezinhos como este não resistirão a "meter nariz" na vida alheia, neste caso na sua, simplesmente porque somos "cuscas" e é um "assunto" de interesse. Tal como o interesse que temos em ver a sua expressão depois de meter um golo ao serviço da selecção nacional ou em saber que "o cunhado" inaugurou um novo espaço nocturno no Algarve ou ainda o interesse no produto que o Cristiano ajuda a promover... Penso que esta será a definição de "pessoa pública". 
Mas, será que eu concordo com a devassa da vida privada? Não! 
As imagens de figuras públicas dentro de espaços privados deveriam ser publicadas apenas com autorização dos mesmos ou obtidas a partir de "sessões fotográficas" previamente marcadas. 
O que é certo é que o "espaço privado" não estará suficientemente protegido, calcula a minha ignorância. A mesma que não conhece os contornos legais de tal situação. Poder-se-à dizer que foi fotografado "o interior" da habitação? Pelos vistos vamos esperar por aquilo que o Tribunal ditar, ou por aquilo que o jornal acordar com o Cristiano, não sei...

Sem querer expôr a sua intimidade ou denegrir a sua imagem, e com os votos de excelente restinho de férias, eu, pecadora, me confesso ~ só a ameaça de tribunal me contém...



0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas