sexta-feira, 13 de julho de 2012

casa que roda como um girassol

Já imaginou uma casa que se movimenta à procura do sol? Uma casa auto-suficiente em termos de energia e que pode ser desmontada e construída em qualquer lugar?

O projecto denominado «Casa em Movimento» já existe e é português. Nasceu da cabeça de Manuel Vieira Lopes, estudante de arquitectura da Universidade do Porto e começou a ser desenhado em 2008. Chama-se casa em movimento e é fácil de perceber porquê. Está assente num eixo que roda para melhor captar a luz solar. Tal e qual um girassol.

A casa exerce um movimento de rotação sobre ela própria e possui, ainda, uma pala que roda em função da procura da luz solar. Assim, é possível sentir a "reação morfológica ao longo do dia através da reação com o sol".

O projecto foi concebido para um maior aproveitamento térmico, energético e mesmo ao nível da iluminação. "Em função do movimento da pala" há um maior aproveitamento térmico, uma vez que a pala deve ter uma inclinação "igual à latitude onde é implantada", o que faz com que se ajuste a qualquer lugar do mundo, explica Manuel. Esta casa revolucionária já recebeu o elogio do arquitecto Eduardo Souto Moura.

O telhado é uma espécie de imagem de marca todo ele revestido com painéis fotovoltaicos. Uma casa auto-sustentável e ecológica com capacidade para produzir mais do dobro da energia que consome.

Tendo em conta as rotinas de uma família, é possível mudar o tamanho das divisões "em função de um elemento fixo". Como explica o estudante, "a casa adapta-se à pessoa e dá respostas em função do quotidiano".

Assim, numa política de "fazer mais com o mesmo", o aproveitamento de espaços e a grande capacidade de moldagem da casa permitem que a mesma possa "crescer em função das possibilidades do proprietário". Para além disso facilmente pode ser desmontada e transportada para qualquer sítio.

A casa modelo está a começar a ser construída em Viana do Castelo e foi seleccionada, entre centenas de ideias, para representar Portugal em Madrid numa competição internacional de casas eficientes, a Solar Decathlon,". De Espanha vai para Guimarães e depois para o Porto.

O objectivo é comercializar e exportar o conceito, se possível fazer urbanizações inteiras ao mesmo preço de uma habitação convencional.

0 bitaite(s):

Enviar um comentário

patrocínio

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais partilhas