O monstrinho azul do programa infantil 'Rua Sésamo' que adora bolachas, vai sofrer dieta forçada, nos Estados Unidos.
Ao abrigo do plano de combate à obesidade infantil, o novo menu disponível para o Monstro das Bolachas é composto por... frutas e legumes.
A nova edição vai assim promover, junto dos mais pequenos, hábitos alimentares e gostos mais saudáveis.
A vice-presidente para a investigação e saúde do programa diz que não vão impor a proibição de bolachas ao personagem, vão apenas educá-lo de forma a ser moderado.
No início de cada programa passa também a existir uma mensagem sobre saúde, alimentação e exercício.
Para a endocrinologista Isabel do Carmo, "a decisão é boa porque, para as crianças, tudo o que veem na televisão tem mais força", considerando importante que "no caso das crianças com excesso de peso ou obesas, é preciso retirar-lhes esses alimentos da vista, seja em casa, seja na televisão".
Opinião distinta tem a responsável pela programação infantil e juvenil da RTP, Teresa Paixão, que olha para esta medida como "uma tolice", admitindo tratar-se de "um golpe de marketing". O popular monstro - no seu entender - "pode comer bolachas que até façam bem, que não tenham açúcar em excesso".
A "Rua Sésamo" nasceu nos Estados Unidos em 1969 e sempre assumiu responsabilidades educativas perante o seu público alvo - crianças dos 3 aos 7 anos. Há dois anos atrás a série sul-africana introduziu uma boneca seropositiva, bem integrada na sociedade e com elevada auto estima, para ensinar os meninos a conviverem com esta doença. A mesma boneca poderá aparecer apenas como convidada nas séries de outros países. Agora, com as preocupações inerentes ao combate da obesidade infantil aparecerão novas personagens como cenouras falantes, por exemplo.
@ el mundo
0 bitaite(s):
Enviar um comentário